Recursos Hídricos

No município de Santo André encontramos duas sub-bacias , a do Rio Grande e a do Rio Pequeno, que contribuem para o Reservatório Biliings, e uma bacia que deságua diretamente no mar, a bacia do Rio Mogi.

O Rio Grande nasce em Paranapiacaba , suas nascentes localizam-se acima da cota de 800 metros, estando muito próximas das vertentes da Serra do Mar. Possui um perfil bastante íngreme e sinuoso gerando em seu percurso, cascatas e lagoas naturais e desenvolve várzea depois de alguns quilômetros da Vila. Após atravessar Santo André sentido Rio Grande da Serra, forma um dos principais remansos da Represa Billings.

A sub-bacia do Rio Pequeno apresenta suas nascentes também em cotas superiores a 800 metros, porém , suas nascentes não estão próximas das vertentes da Serra do Mar .

O Rio Mogi nasce a sudoeste de Paranapiacaba, tornando-se, logo após suas nascentes, um vale profundo e repleto de corredeiras e cachoeiras, que descem a Serra do Mar em direção ao oceano.

São esses fatores que transformaram Paranapiacaba num ponto referencial de ecoturismo, que atualmente, é um local com muita procura turística para as atividades de rafting, bóia-cross, rappel, trilhas e banhos em suas cachoeiras.