Turismo

A vila sempre despertou o interesse dos turistas, e isto continua até hoje , mesmo considerando a situação atual de degradação.

Atualmente é possível perceber duas grandes vertentes do turismo, uma com ênfase no patrimônio histórico/cultural e outra ambiental.

Um grande problema em Paranapiacaba é a falta de infra-estrutura turística, não há quaisquer tipo de hospedagem, banheiros públicos, sinalização, informação especializada nos museus, estacionamento para os ônibus e veículos, telefones públicos, entre outros fatores.

Gráfico no 1 – Interesse Turístico

Para avaliar o turismo atual em Paranapiacaba, foram estudados os dados obtidos em uma pesquisa de caracterização da demanda, com uma amostra de 2.538 turistas visitantes, num período de dois finais de semana consecutivos do mês de dezembro de 1998.

O turismo atual em Paranapiacaba caracteriza-se basicamente em três diferentes vertentes. Como podemos notar nos gráficos no 1 e 2:

Gráfico no 2 – Atrativos Turísticos

Outro grande incentivo ao turismo em Paranapiacaba foi a sua localização., oferecendo um passeio diferente e próximo, aos moradores da Região Metropolitana de São Paulo. O que nos mostra o gráfico no 3.

Gráfico no 3 –Proveniência Turística.

A distância de apenas 50 Km da capital paulista, e a conexão direta com os meios de transportes metropolitanos, como o trem e ônibus, caracterizam o tipo de turismo existente em Paranapiacaba. O gráfico no 4, abaixo, define os tipos de transporte utilizado pelo turista para chegar a Paranapiacaba. E o gráfico no 5.caracteriza quanto ao tipo de turismo.

Gráfico no 4 – Transporte utilizado

Gráfico no 5 – Tipo de Turismo

A pesquisa identifica o perfil etário do turista no gráfico no 6 e o grau de escolaridade no gráfico no 7. O que denuncia a forte presença do turista jovem em fase escolar.

Gráfico no 6 – Faixa Etária dos turistas

Gráfico no 7 – Grau de Escolaridade

Outra característica importante do perfil do turista é a atividade profissional exercida, verificada no gráfico no8 , e consequentemente a renda obtida, TABELA I. Nestes dados ficam ainda mais evidentes a predominância do público estudantil.

Gráfico no 8 – Atividade Profissional

TABELA I – Renda do turista

Quantidade Salários Mínimos

% Renda Pessoal

% Renda Familiar

De 0 a 3

59

14

De 4 a 7

32

47

De 8 a 10

3

13

De 11 a 20

3

10

Mais de 20

3

8

   

8 ( não sabe)

Os turistas foram questionados sobre a possibilidade e desejo de permanência na vila, gráfico no 9 , e de retorno, gráfico no 10. Estes dados são de extrema importância para a consideração da viabilidade turística da proposta.

Gráfico no 9 - Vontade de permanência na Vila

Gráfico no 10 – Desejo de retorno

Analisando através destes dados o perfil da demanda, fica evidente a predominância jovem, de estudantes, excursionistas, aventureiros e desportistas.