Situação Fundiária

Parte Baixa

A Rede é detentora de tudo , somente o pátio é da MRS Logística atual operadora de cargas;

A luz da Vila é fornecida pela MRS Logística;

A RFFSA é isenta de IPTU, e não existe aprovação do loteamento;

Parte Alta

Alguns moradores tem a posse legal em terras devolutas (titulação) e outros possuem apenas as benfeitorias feitas no terreno (sem posse definida);

Possui o cadastro fiscal quadra/lote e possui cobrança de IPTU;

Reserva Biológica de Paranapiacaba

Criada pelo Decreto Federal n0 9.715, de 9 de agosto de 1938, esta é a única Reserva Biológica no litoral paulista. Localiza-se no Complexo da Serra do Mar, em um trecho do Planalto Atlântico no município cio Santo André, Distrito de Paranapiacaba.

Com área de 336 hectares, possui relevo tipicamente montanhoso, constituído por rochas cristalinas, com declividade ao redor de 65%, e altitudes entre 750 e 890 metros. É coberta pela Floresta Atlântica de encosta, a qual é parte integrante do ecossistema da Mata Atlântica.

Originou-se de uma área comprada em 1909 por Hermann Von Lhering, diretor do Museu Paulista, que a transformou em reserva, e em 1926 a doou para o Estado de São Paulo.

É administrada desde de 1938 pelo Instituto de Botânica de São Paulo.

Parque Estadual da Serra do Mar

É o maior parque do estado com 315 mil 390 hectares engloba escarpas e alguns promontórios da Serra do Mar, porções do Planalto Atlânticos segmentos restritos das planícies costeiras. Detém assim, a maior parte dos rios que vertem para o Atlântico.

É a unidade com maior área de florestas do domínio da Mata Atlântica, além de vários ecossistemas a ela associados, contribuindo para a manutenção da diversidade biológica, com um dos últimos bancos genéticos da flora e da fauna do Estado de São Paulo (SMA/CEAM, 1992).

O Parque Estadual da Serra do Mar foi criado pelo Decreto Estadual no 10.251, de 30 de agosto de 1977, incorporando uma série de reservas estaduais já existentes na vertente Atlântica, atualmente transformadas em núcleos de desenvolvimento.